terça-feira, 24 de março de 2015

23 lições em 23 anos

No último sábado, dia 21, foi meu aniversário. Por causa do susto levei por meus pais terem sofrido um acidente de carro no mesmo dia (agora já tá tudo bem), não tive tempo nem de refletir sobre o que quer que signifique fazer 23 anos. Na verdade, meu aniversário passou e eu nem vi. Só agora a ficha parece estar caindo e, com ela, vieram as crises existenciais, as pilhas erradíssimas e a necessidade de registrar uma ou duas filosofias que venho acumulando desde que descobri que o mundo existe.

Esse post é a minha cara, mas se tornou ainda mais necessário depois do texto da Annoca. Afinal, o que é mais importante nessa vida que compartilhar sabedorias de boteco (que provavelmente serão reformuladas até o próximo aniversário)? Sendo assim, eis 23 lições que eu consigo extrair dos últimos 23 anos:

1. O tempo não cura tudo. Cura a maioria das coisas, graças a Deus, mas infeliz e sinceramente, não cura tudo. É por isso que algumas coisas sempre vão doer e algumas pessoas sempre vão te machucar e você tem que se acostumar e aprender a lidar com isso, se não quiser que essas cicatrizes que nunca fecham acabem definindo quem você é e como você escara o mundo à sua volta.

2. “Não posso fazer nada, eu sou assim” é uma ótima desculpa pra gente não se esforçar em melhorar aquilo que provavelmente já passou da hora de ser melhorado. Inclusive, ainda uso essa justificativa mais do que eu gostaria e escuto na mesma frequência.


3. Algumas pessoas nunca vão se encaixar na minha vida ou permanecer nela por muito tempo. E tudo bem. Conhecer alguém, construir e manter uma amizade dá trabalho mesmo, requerer esforço e atenção e não é todo mundo que está disposto a isso.  

4. Nunca subestime os seus pensamentos e preze sempre pela sua boa qualidade. Um pensamento ruim nos aprisiona, mas um pensamento bom nos liberta. 

5. “Já vi o fim do mundo algumas vezes e na manhã seguinte tava tudo bem”. Pra mim, isso acontece de maneira literal: muitos dramas nessa vida são possíveis de se curar ou de se amenizar consideravelmente com uma noite de sono.

6. Ninguém merece ser meu saco de pancada. Não adianta nada descontar minha raiva ou frustração nos outros, porque isso só vai fazer as pessoas se afastarem, o que vai me causar mais raiva e frustração ainda.


7. Nunca posso tomar decisões quando estou muito triste, com muita fome, com muito sono ou com muita raiva. São quatro situações em que o raciocínio está baixo e a força de vontade está pouca, o que contribui muito pra que o resultado final seja horrível.

8. Deixar as experiências passadas com alguém determinar o seu futuro é algo cômodo e até compreensível, mas que não pode perdurar eternamente. Você não pode tratar alguém com base na forma que foi tratado por outra pessoa, não pode se deixar traumatizar por uma situação ruim, não pode ter medo de se entregar só porque já deu errado uma vez.

9. A gente só sabe tentando. Se você não for atrás do que quer, nunca vai ter. Se você nunca perguntar, a resposta sempre vai ser não. Se você não der um passo à frente, nunca vai sair do lugar. 

10. Tá certo que o dinheiro não compra felicidade, mas poucas coisas na vida são tão felizes quanto comprar alguma coisa com o seu dinheiro, que você merecidamente recebeu por ralar o mês inteiro, se privando da soneca pós-almoço, passando horas e horas escrevendo petições e atendendo todo tipo de cliente. Comprar algo com o seu dinheiro é uma vitória.


11. Orgulho não leva ninguém a lugar nenhum. É por isso que eu vou atrás, eu choro, eu peço perdão, eu tento argumentar. Se não der, não deu, mas a minha parte, pelo menos, eu procuro fazer. 

12. Sabe aquela história que o amor é uma plantinha que tem que ser cotidianamente regada? Então, deixa eu contar pra vocês: é verdade. E não só regar, mas adubar, podar, por no sol, por na sombra, trocar de vaso quando o anterior ficar muito pequeno... Só assim a plantinha vai crescer, forte e saudável, e durar às vezes mais que a própria vida.

13. Conversando a gente se entende. O que não dá pra ficar é o dito pelo não dito, o ‘cada um entenda como quiser’, a conclusão mais errada sobre algo não devidamente esclarecido. Verdadeiras guerras civis poderiam ser evitadas se as pessoas simplesmente se importassem o suficiente ao ponto de conversarem de verdade umas com as outras. Até porque um dia essa bomba de coisas não ditas explode e aí, juro, você não vai querer nem estar por perto pra ver as consequências. 

14. Meus pais não são meus chefes carrascos, mas sim meus amigos. Eu não preciso mentir pra eles ou esconder as coisas. Eu tenho total liberdade para conversar com eles e mostrar a pessoa que eu sou porque a verdade é a seguinte: eles podem até não concordar comigo, mas sempre, sempre vão me apoiar. 

15. É só um dia ruim, não uma vida ruim. A gente vive de fases: às vezes tá tudo bem, daí piora, depois melhora muito pra em seguida voltarmos pro fundo do poço. O grande lance é não se desesperar e lembrar que o mundo continua a dar voltas. 


16. É melhor ser gentil do que ter razão. É um lema que eu encontrei em dois livros que li em 2013 e algo que preciso sempre estar me lembrando de aplicar – eu, como boa ariana que sou, tenho uma leve tendência a ser dona da razão, deusa absoluta da verdade. E tá errado, eu sei. E não é algo fácil de mudar em nós mesmo. Mas é uma mudança necessária. 

17. Ninguém nasce sabendo de nada e todo mundo sofre pra aprender alguma coisa. Eu não posso me sentir a pessoa mais burra do mundo simplesmente porque sou inexperiente.

18. A impulsividade é uma armadilha. É algo que pode me levar à falência, me afastar das pessoas, me deixar infeliz ou, pior, me tornar uma infeliz solitária e pobre. É algo com que, provavelmente, eu vou ter sempre que ter cuidado, porque é a minha cara agir sem pensar nas consequências. 

19. Todo mundo precisa ter alguém (ou alguéns) em quem confiar. É algo que te deixa mais leve, é uma saída quando tudo aparentemente estiver perdido. Ter em quem confiar é um plano B contra o auto boicote. O que eu sei, com absoluta certeza, é que ninguém pode viver bem se for solitário o tempo todo.

20.  Nem tudo é certo ou errado, preto ou branco, 8 ou 80. As coisas têm duas versões, dois lados, dois pontos de vista e saber enxergar isso é uma arte que eu ainda estou aprimorando, mas que, quando bem executada, sempre rende muito aprendizado.

21. Ter sempre um plano pra tudo é uma boa forma de se levar a vida. Isso não significa que tudo sempre dá certo, mas que sou metódica e perfeccionista. Essas duas coisas em excesso às vezes me levam à loucura, mas, quando dosadas corretamente, me trazem segurança e satisfação sem limites. 

22. Eu não sou melhor que ninguém, mas também não sou pior. Só que, enquanto eu não me aceitar e não me sentir confortável com a mulher que eu me tornei, não posso exigir que as pessoas ao meu redor façam o mesmo.


23. Engole o choro (ou, se você for maduro como eu, chore escondidinho) e vai viver, porque se você for esperar até as coisas serem fáceis pra só daí tomar alguma atitude, vai chegar aos 80 anos e se descobrir sentada no sofá da sala, sozinha, frustrada e ainda esperando.

10 comentários:

  1. Dedê,

    Tô aqui favoritando seu post pra sempre e pra ler toda semana. Amo essas sabedorias de boteco. Ainda mais porque também tô enxergando na minha vida muitas coisas que você colocou na sua lista. A vida é mesmo um aprendizado constante e, por mais que isso enlouqueça a gente, não podemos controlá-la.

    O que resta é a gente ir anotando essas coisinhas que vamos aprendendo no dia a dia pra tornar a nossa jornada mais leve e agradável. Amei mesmo!
    <3 beijos, miga!

    ResponderExcluir
  2. Meu sonho era ser controlada e saber comentar posts de TAGS e listas sem ir falando de cada item. Mentira, porque A Gente ama mimo grande e vou mimar grandão, então senta aí que lá vem história.
    1. Amiga, uma vez uma outra amiga minha me disse uma frase ótima sobre o tempo: "o tempo não cura nada, só tira o incurável do centro das atenções", e eu assinei embaixo e uso pra vida, porque é verdade. Tempo nenhum cura a morte de alguém, mas você não vai ficar 5 anos pensando só nesse assunto, então a dor vai indo pra longe e virando saudade, ao invés de desespero. Pode servir pra muitas dores esse afastamento temporal.
    2. ESSA SEGUNDA, tô batendo palmas pra ela porque ela me transtorna. Gente que tem a personalidade forte demais e tá sempre batendo boca e diz que a gente tem que aguentar porque "ah sou assim". Não, não vou aguentar porque não sou obrigada a ouvir patada as 9h da manhã só porque o cidadão levantou com o pé esquerdo, sabe? Me irrito também com gente que assume que não é pontual e para de se esforçar pra chegar na hora porque os outros é que aprendam a lidar com sua falta de pontualidade. QUE PREGUIÇA.
    3. Tem pessoas e pessoas. Encaixes e encaixes. Esse também é um bom lema.
    5. Pra alguém exagerado e ansioso como eu, que vive pensando que o mundo vai acabar em qualquer tropeço, já devia ter escrito essa frase na cabeceira da minha cama.
    6. Ai, preciso demais aprender essa. As pessoas super próximas sempre se lascam com isso, né?
    7. Eu também não posso tomar decisão nenhuma quando estou muito empolgada/feliz. Se sentir invencível também é perigosíssimo.
    8. Também acho. Por mais que a gente se caleje um bocado e ganhe algumas cicatrizes a mais, dar chances pras pessoas que não tem nada a ver com o pato passado é uma ótima ideia. Vai que a gente se ferrou no passado pra se dar bem aqui e daí recusa essa chance?
    9. "Se você não perguntar a resposta vai ser sempre não". TATUANDO NA ALMA. Vamos saltar mais aos 23, miga?
    10. Não consigo pensar no que é viver sem ter meu próprio dinheiro, porque é realmente maravilhoso. Mas me irrita toda hora que penso demais no quanto a gente depende dele. Tipo, se não precisássemos de dinheiro seríamos tão mais livres!
    11. Nossa, também não sou do time das orgulhosas não. Tenho uma amiga de infância que nós vivíamos brigando quando ainda estudávamos juntas. Em 50% das vezes a culpa era minha, e eu pedia desculpas tranquilamente. Quando a culpa era dela eu pedia desculpas também porque não tinha paciência de ficar perdendo tempo brigada. A vida é curta demais pra gente perder tempo.
    13. Gente, por mais que eu tenha PAVOR de DRs, conversar é uma das coisas que a gente mais tem que aprender a fazer na vida adulta. Porque é incrível o poder da conversa. As pessoas realmente deviam fazer isso mais vezes.
    15. Meixmo esquema da 5, né? <3
    16. Ta aí outra que eu devia escrever na cabeceira. Também sou ariana e muito doninha da razão pro meu próprio gosto. Cê pensa que no meio da confusão eu lembro que é melhor ser gentil? Claro que não, quero ter razão. Mas a gente vai tentando ser melhor a cada dia!
    18. Cabeça quente é a mãe da merda.
    19.Nossa, eu não conseguiria saltar jamais se não tivesse uma enorme rede de apoio - e eu tenho <3
    20. Olha, tem uma 'regra' na qual eu acredito muito: toda história tem 3 lados. O lado de um, o lado de outro, e a verdade. THE END.
    21. Ia fazer uma piada com Friends mas cê não vai entender. Chorando. Mas sim, é sempre bom ter um plano - desde que a gente não os use para nos fazer cobranças infinitas e enlouquecer.
    23. A Gente tá tudo em crise pelos 20/20 e poucos. Como será que estaremos quando estivermos fazendo 80?

    Te amo! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Dedê, acho o máximo que esse sentimento "vir aqui só pra dizer que me identifico absurdamente com o que você anda escrevendo" seja mútuo. Cheguei aqui e me vi em todos (sim, TODOS) os itens da sua lista. Então resolvi comentar um a um, não me odeie, pfvr.
    1. O tempo realmente não cura, eu acho que ele ajuda a gente a aprender a lidar com as coisas. Mas o doído sempre vai doer, e os meus amores e crushes também nunca vão completamente embora.
    2. Sobre tentar se melhorar, nem preciso comentar, porque você já sabe, né? Estamos no mesmo barco, e acho que a gente tá indo muito bem.
    3. É triste, mas estou aprendendo que algumas pessoas que não ficam pra sempre. Às vezes é algo indiferente, mas às vezes dói.
    4. Já escrevi sobre a força do pensamento lá no blog, e eu acredito nisso em tantos níveis que nem sei.
    5. Também tenho dramas incríveis e realmente com se o mundo fosse acabar às vezes. Ainda bem que não acabou.
    6. Estou tentando com MUITA força não descontar nada em ninguém, mas é um hábito muito difícil de se livrar. Acho que só a meditação me ajudou realmente nesse ponto.
    7. Tá certíssima, nenhuma decisão sensata sai nessas condições.
    8. Tudo é tão mais lindo quando a gente se entrega, né? Frequentemente dá medo, muitas vezes dá errado, mas acho que quando dá certo compensa por tudo.
    9. Tô tentando levar isso como lema de vida. E tentar raramente mata alguém, né? É só aquela questão de aprender a dar o salto.
    10. Eu amo de paixão a sensação de independência de usar aquilo que foi produto do meu esforço. Acho que essa é uma das partes que mais me encantam de estar me mudando.
    11. Orgulho é outro monstro colorido que eu estou tentando deixar pra trás. Acho que já caminhei um pouco nessa área, mas tenho MUITO caminho pela frente.
    12. Sobre esse item só posso dizer que: não poderia estar mais absolutamente certo.
    13. Outra lição que eu estou tentando aprender, porque sempre preferi guardar tudo pra mim do que entrar em conflito. Não estou fazendo mais isso, mas a tentação ainda é grande.
    14. Isso felizmente eu acho que sempre soube (pelo menos da parte da minha mãe).
    15. "É só um dia ruim, não uma vida ruim." Vou escrever isso em algum lugar, talvez na testa. É algo que eu sei muito bem, mas não custa lembrar.
    16. Tenho uma necessidade crônica de ter razão. Seria mal da nossa profissão? (Com certeza). Ultimamente tenho tentado me policiar todos os dias.
    17. Eu tenho outra necessidade crônica: saber tudo. Como se isso fosse possível. O processo de aprendizagem me causa muita frustração.
    18. Sou impulsiva e gosto de ser assim, acho que peguei neura com o meu pai, que não sabe agir com espontaneidade. Mas tudo tem limite, né.
    19. Concordo em gênero, número e grau <3
    20. É muito difícil enxergar os dois lados no calor do momento. Journaling tem me ajudado muito nisso também.
    21. Eu sou organizadora compulsiva, e como tal sempre tenho estratégias. Salva em muitos momentos de aperto.
    22. É muito importante saber o nosso valor: exatamente o mesmo de todos os outros seres humanos. Acho que isso é fundamental quando a gente se relaciona com outras pessoas.
    23. Obrigada <3
    Agora que já te torrei a paciência, tô indo ali. Te amo <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Antes de mais nada, Feliz Aniversário (mega atrasado)!!

    Eu me identifiquei muito com seu post... Isso porque são reflexões reais e não "chavões" que a gente encontra em tantos posts pela internet a fora.
    Gostei tanto que tomei a liberdade de salvar alguns pra mim e fazer minhas próprias reflexões a respeito. Mas, eu demoro com tudo isso e, então, não vou postar comentários sobre cada um dos seus 23 aprendizados por aqui, tá?! Hehe

    Beijos!!

    http://yellowevershine.worpress.com

    ResponderExcluir
  5. Que ótimas considerações, Deyse! De verdade! Me vi em muitos dos seus itens - em coisas que já aprendi, mas também em coisas que, a essa altura da vida, já deveria ter aprendido há muito tempo. O item 4 me pegou de jeito, haha! Por mais que eu tenha a tendência a acreditar que sou infalível, às vezes um pensamento ruim toma conta de mim e fico horas e dias me remoendo por causa deles. Tenho que me policiar muito para não ficar fechada em autocomiseração. Rolou identificação imediata com o item 21: eu sempre preciso de um plano, de um roteiro. Sou metódica e perfeccionista, e só Deus sabe o quanto isso é uma benção e um martírio. Às vezes eu só queria ser um pouquinho menos tensa, haha. Sei que já faz alguns dias do aniversário, mas aproveito para te desejar felicidades mesmo assim! Que seu novo ano venha repleto de novos aprendizados e coisas boas. Um beijo! (:

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dede linda <3
    Esse primeiro é tão verdade! Existem cicatrizes que a gente olha e nem se recorda como conseguiu. Enquanto outras doem só de lembrar.

    O 5, como você deve saber, é um dos mantras da minha vida. A gente dorme, chora um bocado porque segurar é ruim e levanta da cama pra encarar o que vier.

    RT @deysebatista "Nunca posso tomar decisões quando estou muito triste, com muita fome, com muito sono ou com muita raiva". Só assino embaixo disso aí.

    SIM, comprar algo com seu dinheiro é algo extremamente gratificante.

    PRECISO TATUAR O 15 NA MINHA ALMA <3 É verdade, mas como é difícil lembrar disso às vezes.

    Aliás, ainda tenho que aprender várias coisas dessa lista (e trabalhar nelas).

    Amo você! Muito!

    ResponderExcluir
  7. Dedê que bom que não foi nada mais sério com seus pais, mas passar o niver com esse stress ninguém merece né!
    Bom...eu amo listas! Vou comentar tudinho:

    1- O tempo não cura tudo não, mas ajuda a gente a acostumar com certas situações que infelizmente não podemos mudar.

    2- Ahahá! Realmente é a melhor das desculpas! (a gente às vezes nem quer mudar mesmo mas enfim...!)

    3- Isso normalmente me deixa triste porque na maioria das vezes quero que as pessoas permaneçam, mas elas nem sempre querem o mesmo que eu!

    4- Verdade verdadeira.

    5- Nossa...tem dias que eu só quero morrer, sério! E de repente na manhã seguinte as coisas voltam ao normal.

    6- Sim...e infelizmente a gente acaba descontando nas pessoas que mais amamos, que são as que estão sempre por perto: no meu caso, minha família. Se estou irritada saio dando patada na minha mãe, na minha irmã...depois me arrependo tanto!

    7- Absolutamente certo! Decisões precisam ser tomadas nos momentos de serenidade senão a vaca vai pro brejo.

    8- Sim são os famosos traumas né! Temos que superá-los constantemente.

    9- Tinha uma chefe minha que sempre dizia: "o não está garantido!" Você pode tentar o sim ou aceitar esse não sem tentar nada. E depois sofrer com a frustração!

    10- Dinheiro traz felicidade sim, eu sempre bato nessa tecla. Até para doenças incuráveis o dinheiro traz uma morte mais tranquila. E para todo o resto ele sempre ajuda. E ter o nosso próprio dinheiro é realmente gratificante!

    11- Orgulho não tá com nada mesmo. Também não tenho medo de pedir desculpa não.

    12- Acho que algumas pessoas inclusive perdem seus namorados, maridos, etc por achar que amor não precisa de cuidado diário. Grande erro! Precisa sim de muito cuidado, carinho e dedicação.

    13- Conversar sempre. Discordar, discutir, mostrar o ponto de vista, e no final, aceitar a opinião do outro e seguir em frente.

    14- Inclusive pais deveriam ser eternos! <3

    15- É verdade, mas ás vezes é tão dificil né? Sei que a fase ruim sempre passa, mas durante esse período é dificil até de manter a fé e a esperança.

    16- Amo essa frase! Mas acho que a maioria prefere ter razão!

    17- Concordo.

    18- Eu sou pouco impulsiva. Normalmente penso bem antes de dizer ou fazer algo. E fico feliz que você esteja trabalhando isso em você Dedê! Só te trará benefícios.

    19- É bom ter alguém em quem confiar. Eu sinto um pouco de falta disso...

    20- Ah sim, com o tempo a gente vai aprendendo a aceitar o tal do meio termo!

    21- Acho que planos são sempre bons, só não podemos nos prender muito àqueles de longo prazo.

    22 - Certíssima! Amor próprio em primeiro lugar.

    23 - Vamos a luta né! E podemos chorar escondidas porque ninguém é de ferro!

    Feliz 23 anos para você. Que nesse ano você aprenda mais coisas ainda! :-)

    Beijos e muitas saudades.

    ResponderExcluir
  8. Então eu cheguei atrasada, como sempre.

    1. De fato o tempo não cura tudo. Eu adoro dizer pras pessoas darem um tempo, um tempo, um tempo, mas eu sei que ele não cura tudo. Mas ainda acho um bom remédio pra quando a gente precisa deixar as coisas esfriarem e pensar com um pouquinho de calma. Algumas coisas acabam sendo deixadas pra lá no fim das contas.
    2. "Não posso fazer nada, eu sou assim" é uma desculpa horrível amiga, por favor, supere. Acho errado a gente mudar por outras pessoas, claro, temos que ser aquilo que somos. Mas certas características fazem mais mal do que bem, então ficar usando essa desculpa como escudo acaba prejudicando muito mais a gente. Se você quer mudar ou acha que precisa mudar, por você, então acho válido tentar.
    3. Vou levar como lema, porque eu sou bem o tipo de pessoa que fica insistindo em amizades que já passaram da época. Acho muito difícil desapegar, mas é importante entender que algumas pessoas têm uma passagem curta pela nossa vida e que tá tudo bem.
    4. "Um pensamento ruim nos aprisiona, mas um pensamento bom nos liberta". Levei pra vida.
    5. Noites de sono, sempre um bom remédio.
    6. Odeio quem faz isso comigo, mas não tenho muito mérito pra reclamar porque eu sou meio assim também. Todos somos, acho. Mas é algo que eu acho importante mudar, de verdade, apenas porque ninguém é obrigado.
    7. MELHOR LIÇÃO
    8. Concordo demais. Não é porque a gente levou umas rasteiras da vida e se decepcionou com algumas pessoas que vamos deixar de acreditar que, uma hora, as coisas podem dar certo.
    9. Como diz minha mãe, o "não" a gente já tem. Vamo na fé, sempre.
    10. Acho que uma das melhores partes de ser gente grande é poder fazer o que quiser com o dinheiro que você suou pra ganhar. Hoje já não consigo mais me imaginar dependendo do dinheiro da minha mãe.
    11. Antes eu me achava muito burra porque era sempre quem corria atrás, que pedia desculpas mesmo quando eu não era a culpada, só pra ficar tudo bem. Mas hoje encaro numa boa. Continuo sendo a pessoa que pede desculpas primeiro, que dá o braço a torcer mesmo quando não está de todo errada, mas tudo bem porque não suporto ficar estendendo briga inútil.
    12. Um erro enorme acreditar no contrário, né? Mas muita gente ainda comete esse erro.
    13. Fundamental, né? Eu fico de cara como algumas pessoas fogem de conversas como o capeta foge da cruz e deixam as coisas do jeito que estão. Eu não consigo. Eu posso até escrever antes, pra clarear um pouquinho as ideias, mas enquanto eu não tiver uma boa conversa com a outra (ou outras) partes interessadas, eu não consigo seguir em frente sem remoer o que aconteceu.
    14. Inclusive deviam ser eternos +1
    15. "É só um dia ruim, não uma vida ruim". Mais uma pra eu levar pra vida.
    16. Ninguém ganha nada tendo razão. Eu não sou ariana, mas acho particularmente difícil me dar como vencida, mas quando a poeira baixa, o que fica o sentimento ruim de "ok, tô certa e agora?". Melhor ser gentil e feliz do que ter razão.
    17. Meio puxado não se sentir burra de vez em quando, mas todo mundo um dia teve que aprender, de fato, então concordo muito.
    18. Eu sou um pouco impulsiva, especialmente com compras, e isso é um problema. Mas acho que às vezes a gente tem que se deixar levar pelo impulso porque tem coisas que simplesmente não vão acontecer se a gente não agir dessa forma e tá tudo bem.
    19. Não sei o que seria de mim sem essas pessoas.
    20. Amo meio termos, miga
    21. Como já disse, acho que às vezes a gente precisa agir pelo impulso, mas ter planos é sempre bom. Até pra não chegar depois num momento e ver que você não alcançou nada que queria e esse tipo de coisa.
    22. Fundamental.
    23. Estamos todas numa belíssima crise, esse barco meio furado da vida, mas é como naquela letra de Taytay que diz "life was never worse but never better". Não sei se as coisas dão certo no final, mas tenho muita muita fé que sim. Enquanto isso, é ter força na peruca e seguir em frente. AGORA, imagina a crise dos 80, ai amiga

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  9. Demorei, mas cheguei. Sabe por que eu demorei tanto? Eu lia sua lista e a cada item pensava: putz, é mesmo, devia ter colocado isso na minha! Ou então: nunca tinha parado pra pensar nisso, mas faz total sentido e já passei da hora de aprender isso! E até um: CARACA MULEKE que voadora na face! Eu salvei esse post, e copiei os meus favoritos e agora vou estar usando do seu aprendizado de vida pra aprender também. Tipo o número 5. Que bom que é lembrar que no dia seguinte as coisas são sempre melhores ou menos assustadores. E também que um dia ruim, uma semana zoada, e até um mês de merda não tornam nossa vida automaticamente ruim, algo que não vale a pena. A gente nunca faz nada com sabedoria se faz com fome ou com sono também, concordo com isso.

    Aí você me vem com:
    "Engole o choro (ou, se você for maduro como eu, chore escondidinho) e vai viver, porque se você for esperar até as coisas serem fáceis pra só daí tomar alguma atitude, vai chegar aos 80 anos e se descobrir sentada no sofá da sala, sozinha, frustrada e ainda esperando."
    caraca muleke, que dica, que isso. Acho que tô precisando engolir mais o choro, depois te conto se deu certo.
    te amo <3

    ResponderExcluir
  10. Amei, amei mesmo o item 15... super verdade e nos ajuda a ficar mais leve!
    Bjo e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir