terça-feira, 3 de março de 2015

Orgulho, preconceito e outras histórias

Ou: o dia que eu comecei a amar o personagem que todas já amavam, exceto eu. 

Quando eu pensei em começar um blog novo, a única coisa que eu tinha certeza é que eu ia falar sobre livros. Sempre fui muito frustrada porque no meu blog antigo eu não tinha esse espaço, já que a vibe de lá era outra e meio que não tinha nada a ver. Mas agora, meus amigos, eu meio que encontrei o meu lugar no mundo.

Primeiro de tudo, eu preciso admitir uma coisa que eu morro de vergonha, mas que vou dizer de uma vez pra ver se dói menos: eu nunca li Jane Austen.


Eu sei, eu sei. Pra ser completamente sincera, eu não sou lá a maior leitora de livros clássicos. Em minha defesa, eu digo que depois de passar anos na faculdade de Letras sendo obrigada a ler um milhão de clássicos escritos em galego português, a gente meio que perde o gosto pela coisa. Eu até ando me preparando psicologicamente pra superar esse trauma e talvez esse ano eu consiga, mas nos últimos três anos o total de livros clássicos que eu li foi: zero.

Outro fator que sempre esteve entre Austen e eu e que me incomoda muito é a ausência de edições realmente bonitas dos seus livros. Ainda que eu não tenha apego aos clássicos, o meu maior sonho é ter na minha biblioteca uma seção enorme só deles, em edições espetaculares e de dar inveja. Eu até tinha uma edição de O&P, mas é de bolso e, meu Deus, como eu odeio livros de bolso – além de eles ficarem horríveis da estante, causando uma desigualdade estética que quase não me deixa dormir à noite.

Dito isso, vocês podem perceber que eu estava no escuro quando fui ler O diário secreto de Lizzie Bennet. Nem a série do Youtube eu tinha visto. Eu não fazia ideia de quem diabos era Darcy e o porquê de ele provocar explosão de hormônios em todas as minhas amigas. Mas, vocês podem prever, o meu primeiro comentário sobre esse livro é: não sei se o Darcy da adaptação é igual/semelhante/tragicamente diferente do original, mas sei que EU QUERO ESSE HOMEM PRA MIM. Quero hoje, agora, deitado na minha cama e com uma taça de vinho branco na mão. Gente, por que vocês não me alertaram sobre o que eu estava perdendo?

Ok, eu fui alertada. Mas por que vocês não me forçaram? Não me torturaram, ameaçaram, puseram uma arma na minha cabeça até que eu conhecesse esse homem cujo único defeito é não ser real? Sério, nunca vou perdoar vocês por isso. E olhe que eu ainda nem li O&P – mas larguei de frescura e comprei qualquer edição pra ler logo de uma vez, por razões agora óbvias.


Além de me deixar perdida e completamente apaixonada pelo Darcy, todo o resto de O diário secreto de Lizzie Bennet é maravilhoso. Óbvio que eu não tenho moral pra falar a respeito da adaptação como adaptação, mas acho que isso não me impede de achar esse livro uma das coisas mais deliciosas que eu já li na vida. É leve, é engraçado, é sarcástico e foi perfeito pra me tirar de uma ressaca literária e me relembrar o porquê de eu amar os livros, afinal de contas.

A narrativa em primeira pessoa não é cansativa, nem presunçosa e, eu sei que vai parecer uma observação redundante, mas é tão própria de um diário! Chove livro por aí em formato de diário, mas poucos têm o jeito, o formato e o conteúdo próprios de um – mas esse tem e eu o abracei por isso. Achei a Lizzie é uma personagem bacana de acompanhar. Amei o ponto de vista dela sobre tudo. Aliás, eu me apeguei a quase todo mundo e quem me conhece sabe que, pra mim, um livro só me conquista se os personagens também conquistarem.

Essa história, sendo mera adaptação ou uma puta adaptação, me recuperou em um período que nem comprar livros eu queria (juro que isso aconteceu), tamanho meu desânimo, e eu vou ser grata eternamente por isso. Depois dessa experiência, prometo que lerei O&P e quantos mais livros da Austen forem possíveis. Mas, por favor, me deem um pouco de crédito e leiam O diário secreto de Lizzie Bennet em uma tarde chuvosa, deitados na cama (numa rede, no sofá, no chão da sala ou escondido no banheiro do trabalho) e com o seu Darcy imaginário deitado logo ao seu lado. É igualzinho ao paraíso, só que melhor.

10 comentários:

  1. Amiga, eu amo Jane Austen, mas não morro de amores pelo Darcy. Não sei, acho ele enfadonho (!). Mesmo assim, eu amei muito a série no Youtube, ri e chorei junto e foi incrível (ainda dá tempo de tu assistir, viu?). Ainda não li o livro, mas tenho certeza que deve ser tão delícia quanto a série ou quanto o livro original (que é ótimo, tu vai adorar). Já ta na minha lista!
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  2. Hi, Charlotte!
    Só posso dizer que AVISAMOS.
    But welcome to the fangirlismo. Todos merecem chá =))

    P.S.: CONSEGUI COMPRAR O MEU e TO SÓ <3333 SÓ DE PENSAR. Que chegue logo!

    ResponderExcluir
  3. Amiga do céu, tô muito chocada. Acho O&P tão, mas tão a sua cara que não consigo imaginar um mundo onde você ainda não tenha lido. Nunca percebi que você nunca explodia de ovários quando falávamos de Mr. Darcy!!! Bem vinda ao time desde já e, por favor, delicie-se com esse livro que tem uma das melhores frases iniciais de toda a literatura <3
    Te amo!

    ResponderExcluir
  4. Dedêêêêê. Em primeiro lugar: que bom que você voltou! Já tinha super bisbilhotado aqui pelo celular, mas não tive tempo de entrar e comentar porque estou em uma super caça frenética por apartamento.

    A vibe aqui realmente está completamente diferente do Verdade Mal Contada (que era ótimo também) e eu estou adorando desde já essa nova proposta.

    Agora, vamos ao papo sério: O&P é meu livro favorito da vida e estou me sentindo pessoalmente vitimizada pelo fato de você não ter lido. Eu não sou a maior leitora de clássicos, mas Jane é diferente. E Mr. Darcy, pfvr. Ele tem sim, seus defeitos, mas não consigo não amar essa pessoa. Ele mexe com todas as minhas entranhas. Então faz favor de ler e amar?

    Fiquei com vontadezinha de ler o Diário Secreto, mas tô em shop ban de livros :(( Sabe como é $$ curto e uma pilha de não lidos looonga.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Acho que poucas de nós podemos dizer que conhecemos Darcy na forma original. Eu, por exemplo, me deparei primeiro com a versão de cinema de 2005 e daí foi só "você é luz, raio, estrela e luar". Depois de me apaixonar pelo filme é que fui em busca do livro, e depois de todos os outros de Miss Austen (Dica 1: Mr. Knightley, de "Emma", também é uma coisa de louco. Dica 2: assista Emma Approved, dos mesmos criadores de The Lizzie Bennet Diaries).

    Acho que já deu pra perceber que eu adoro esse universo, né? HAHA, ri demais com a Lizzie atual, é incrível como eles conseguiram colocar os dramas antigos em uma roupagem nova sem parecer forçado. E Darcy dessa versão (que eu carinhosamente chamo de Hipster!Darcy) é um outro lindo, gosto muito! Bem-vinda ao clube, tenho certeza de que você não vai se decepcionar. ♥

    ResponderExcluir
  6. Só li Orgulho e Preconceito uma vez, mas assisti um dos filmes umas sete vezes já porque não dá pra viver bem sem sonhar com Mr. Darcy. Você sabia que O diário de Bridget Jones foi uma adaptação de O&P também?

    Tô doida pra ler Os diários de Lizzie Bennet e olha que nem acompanhei o seriadinho no Youtube quando tava na febre.

    Espero ler mais sobre os livritchos que você tá lendo aqui. Tô adorando a liberdade do seu blog.

    Beijos, amiga <3

    ResponderExcluir
  7. Vem cá, me dá um abraço e vamos curtir essa situação juntas porque eu também nunca li Jane Austen. E meu caso talvez seja um pouco pior, eu nunca nem assisti o filme Orgulho e Preconceito. Eu ganhei no meu aniversário de 18 anos e veja bem, até hoje não assisti. Acho que todas as vezes que eu parei pra assistir eu estava cansada ou não estava no clima, aí eu sempre dormia. Acho que fiquei com essa imagem na minha cabeça de que eu ia dormir se assistisse e tá ali até hoje. Na verdade não está mais na minha estante de filmes porque meu irmão, que me deu o presente, levou embora quando mudou pra São Paulo, rs. Agora já era!

    ResponderExcluir
  8. Bom, vamos lá.
    Antes de saber que você nunca tinha lido Jane Austen, eu sempre achei que você tinha muita cara de quem lia muito Jane Austen, sabe? Nem é por ser estudante de Letras, algumas pessoas simplesmente me parecem ter a cara da autora. Tipo Paloma, ela super tem cara de Jane Austen. Tipo você, mas enfim, agora provamos que minha teoria não faz sentido.

    Sou suspeita pra dizer QUALQUER COISA, porque esse livro está no meu top 3 da vida, assim como o filme, a minissérie e qualquer coisa que saia dele. Mas eu ainda não li o diário da Lizzie Bennet porque não? Pelo menos motivo sem sentido que um dia eu li Vidas Trocadas? Enfim. Mas depois dessa recomendação apaixonada, é claro que já quero ler, inclusive olhando aqui pra ver se tem pro Kindle.

    E ó: leia Orgulho e Preconceito. Assista o filme. Veja Lizzie Bennet Diaries (mas depois de ler o livro, pra você pegar as piadas internas) e AME MUITO O DARCY, PORQUE ELE MERECE <3 Leia também A Abadia de Northanger! Se não fosse a explosão que O&P é na minha vida, ele super seria meu favorito da Jane. E veja BECOMING JANE, um filme lindo e tristíssimo sobre a vida dela, com a Anne Hathaway e o James McAvoy <3

    ResponderExcluir
  9. E eu que amo Mr. Darcy sem nem mesmo ter lido Orgulho e Preconceito? Tenho até medo do que pode acontecer quando eu ler, porque se o filme já faz um estrago no meu coração, imagina só o que esse livro não fará?
    Quis te abraçar quando cê disse que nunca tinha lido nada de Jane Austen porque eu me sinto meio ET quando penso que nunca li nada dessa mulher <3

    (e que agora, de preferência, o blogger não engula metade do meu comentário)

    ResponderExcluir
  10. (continuando, porque sim, blogger não tá colaborando)

    Já coloquei O Diário de Lizzie Bennet na minha wishlist literária. Apenas querendo muito? hehehehehehe

    beijo, amiga! <3

    ResponderExcluir