domingo, 21 de fevereiro de 2016

O pedido surpresa e o "sim"

... que, por sua vez, não foi tão surpresa assim.

14 de maio de 2008
Uma coisa que vocês precisam saber sobre mim é que eu sempre me gabei de ser muito esperta e que ninguém, absolutamente ninguém, jamais conseguiria me fazer algum tipo de surpresa porque eu sou muito desconfiada, sempre saco todos os sinais e estrago tudo. Dito isso, percebam a ironia de um dos dias mais emocionantes da minha vida ter sido inteiramente baseado no fato de que praticamente todas as pessoas mais importantes para mim se uniram para me preparar a maior surpresa da minha vida. 

E eu não desconfiei de nada.

Era a semana de formatura de Francisco, aquele que é popularmente conhecido como meu namorado desde que a gente tinha 15 anos. E estava tudo uma loucura. Eu não sei como é por onde vocês moram, mas aqui em São Luís as pessoas têm uma semana inteira de eventos relativos à formatura e é tudo uma super produção, sabe? É um verdadeiro festejo e isso inclui um dia específico, que esse ano foi em 06 de janeiro, quando ocorre a colação de grau - aquela com beca, canudo e discursos de 4 horas que ninguém presta atenção.

Depois da colação de grau, nós dois, os pais e irmãos dele e alguns dos nossos amigos mais próximos íamos jantar no restaurante que o primo de Francisco é dono e chef (muito bom, aliás, sdds do melhor tartar de salmão da vida). Daí, existia um plano: como a gente ia estar em um ambiente de família, uma amiga minha me sugeriu fazermos uma surpresa pro formando. A gente ia encomendar uma faixa de parabéns bem brega, pendurar uns balões, comprar um apitos, umas serpentinas e fazer uma bagunça. Achei ótimo, nossa cara, ele ia morrer de vergonha e no fundo ia amar. Topei na hora.

Só que a surpresa toda exigia uma logística. Eu tinha que fazer a arte e encomendar a faixa, comprar os apitos e as serpentinas, comprar e encher balões e, lógico, combinar tudo com os funcionários do restaurante e os convidados. Gente, deu um trabalho do cão. Eu tava super ocupada com os outros eventos da semana de festa e nenhuma (NENHUMA!) das minhas amigas parecia querer me ajudar muito: mudavam os planos na última hora, não gostavam das sugestões que eu dava, etc etc, etc. Passei dias com os nervos estourando, com raiva de tudo que saía errado, dando mil perdidos em Francisco pra resolver mil coisas escondido dele. Mal sabia eu que todas as dificuldades eram armadas pra me deixarem ocupada e, consequentemente, cega pro verdadeiro plano por trás da ~~surpresa~~ que eu organizava.

Gente, todo mundo sabia. TODO MUNDO. Os meus pais sabiam, lógico, e também sabia a família de Francisco. Sabiam as minhas amigas, inclusive aquela me sugeriu organizar a surpresa que na verdade era a minha distração e sequer tinha sido ideia dela, mas de Francisco. Sabia o pessoal do restaurante, incluindo o primo chef e os garçons. Se duvidar, até o flanelinha da rua sabia. E eu? Eu estava achando que estava organizando a surpresa do ano, enquanto todo mundo achava ótimo eu não conseguir enxergar todos os sinais que apontavam pra verdadeira surpresa da noite. 

E, no momento em que alguém me arrastou para escritório do restaurante sob uma desculpa esfarrapada, é que tudo foi organizado. Quando eu voltei pro salão de jantar, estava tocando aquela música em que há a promessa de largar tudo pra gente se casar, porque o que era sonho virou realidade. E todo mundo estava com o celular apontado pra minha cara. E ele já estava de joelhos, segurando aquela caixinha azul que um dia eu disse que era meu sonho ganhar, mas que eu jamais imaginei que ele fosse dar um jeito de trazer de outro país. E sabe a faixa de parabéns que eu encomendei? Minhas amigas seguravam uma outra maior ainda, com aquele ''CASA COMIGO?'' que me fez ficar sem reação.

Sem reação mesmo. Não conseguia me mexer. Eu sequer disse "sim" - e precisava? Chega a ser engraçado, sabe? Em todos esses anos de namoro, eu imaginei muitas e muitas vezes esse momento. Imaginei como seria e qual seria a minha reação e nós dois conversamos sobre isso várias vezes, ele sempre dizendo que ia me surpreender e eu sempre afirmando que ele jamais conseguiria. Eu deveria saber que quase 9 anos de relacionamento foi tempo suficiente pra gente crescer junto e, também, se tornar um pouco daquilo do que o outro precisa - e se ele precisasse se tornar um mestre de cerimônias surpresa, era isso que ele faria.

E depois de mais de um mês, passado o susto e começados (a passos de tartaruga) os preparativos, eu posso vir aqui sem medo falar sobre a maravilha que é ser enganada se isso significar que algumas das pessoas que eu mais amo no mundo estão tão empenhadas em algo que vai me fazer feliz. E como me faz feliz acordar todo dia, olhar pra minha mão direita e pensar em tudo que a gente passou e sobreviveu junto pra esse anel finalmente habitar meu dedo anelar. Eu era a menina do interior, ele o CDF em física e a gente brigava o tempo inteiro, mas por algum motivo o universo achou que nós ficaríamos bem juntos. Então, valeu, universo, ao menos dessa vez você fez seu trabalho direitinho!

Agora eu sou noiva (OMG!) e, consequentemente, vou casar com aquele que é meu melhor amigo desde a 8ª série. Vocês podem imaginar que, depois de tanto tempo juntos, todo mundo já nos perguntava quando isso ia acontecer, às vezes da forma menos sutil possível. Pra ser sincera, eu mesma já tinha me perguntado, tanto que já estava numa fase de deixar pra lá - quando tiver que ser... né? Mas, mais uma vez, eu tenho que ser humilde o suficiente pra admitir que minha pressa é minha inimiga, porque tudo que eu mais queria veio não quando eu achava ser melhor, mas no momento certo, em uma data especial, de uma maneira tão inesperada quanto bem arquitetada. Não poderia ter sido melhor e eu teria esperado todo esse tempo com muito mais paciência se soubesse que tudo ia culminar naquela noite.

Então, eu disse sim. Já digo sim desde 2007. Voltarei a dizer daqui um tempo, na frente de quantas pessoas amadas eu conseguir reunir. E direi sim todos os dias em diante.

06 de janeiro de 2016
E vocês me desculpem o tamanho do texto, mas não é todo dia que o amor da minha vida (e praticamente todo mundo que eu conheço) resolve me fazer uma surpresa pra me pedir em casamento.

4 comentários:

  1. Amiga, que delícia de texto! Tava ansiosa esperando ele e quando vi que tinha saído vim correndo <3
    Amei ver esse vídeo, amei a sua cara, amei que as pessoas conseguiram fazer uma surpresa pra você. Eu sou IGUALZINHA, to sempre ligada em cada movimento das pessoas e SEMPRE descubro quando elas estão tentando me enganar, sonho com o momento em que vão conseguir me surpreender de verdade! Fiquei feliz que conseguiram fazer isso com você.
    E: JÁ QUERO ESSE CASÓRIO NA MINHA MESA, ESTAGIÁRIA!
    Felicidades pra você e Francisco! <3
    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Aff, amiga, não sei comentar agora porque nesse momento só to sabendo me acabar de chorar no meio do escritório. Ainda bem que ta todo mundo almoçando, mas seria bom ter alguém pra me dar algumas aulas de estabilidade emocional.

    Eu nem estava lá (mas gostaria), mas fiquei muito feliz de poder ter visto o vídeo e ouvido a história de você e estar lendo tudo de novo aqui agora. Te prometo bem prometido que no próximo sim eu vou estar presente mesmo que me amarrem no pé da cama (levo a cama junto, se precisar).

    Vocês dois são maravilhosos e fazem parte do time que me obriga a creditar no amor. Obrigada <3

    Te amo.

    ResponderExcluir
  3. Eu terminei de ler esse texto toda arrepiada, com lágrimas nos olhos e um quentinho no coração.
    É tão maravilhoso ler algo assim. Dá aquela esperança necessária de que mesmo que as coisas não aconteçam quando a gente quer, elas acontecem na hora certa.
    Parabéns e muitas felicidades!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, amei tanto que Francisco conseguiu te enganar direitinho! Imagino a alegria que ele deve ter sentido em te ludibriar pra fazer o pedido! HAHAHAHA E a sua reação foi a coisa mais Deyse Batista do mundo inteiro. Chorei tanto vendo aquele vídeo que NEM SEI DIZER. Vou repetir o que te disse naquele dia: estou morta de feliz por vocês dois e tenho CERTEZA que vocês serão muito, muito, muito felizes.
    Não pude deixar de lembrar da música da Sandy, claro.
    "Sim pro inexplicável, eu disse sim, eu CASO" <3
    Te amo, Dede!
    P.S: Fiquei emocionada com as fotos e as datas!

    ResponderExcluir